Diego Lins

Criando uma relação equilibrada com os cães!

Puxar na Guia



Quando levamos nosso cachorro para passear é muito comum escutarmos: nossa, meu cachorro puxa muito quando sai para passear, não consigo fazer com que ele ande do meu lado. Muitos donos não sabem como fazer essa atividade de forma correta.

Mas por que os cães puxam na guia? Os cães não sabem o que esperamos deles, então tudo é permitido, eles não entende nada sobre nossos costumes. Como é sabido, utilizamos muitas coisas artificias com os nossos cães, como a própria guia, claro que ele não vai saber como agir e é aí que temos que fazer uma adaptação e mostrar como ele deve caminhar com esta ferramenta. Não basta comprar uma coleira e a guia e colocar no cão, é preciso que ele entenda como essa ferramenta funciona e qual a nossa expectativa de comportamento com ela em uso.

Vou descrever aqui alguns exercícios que ajudam a fazer da caminhada uma atividade mais prazerosa:

→ Nunca coloque a coleira e a guia no seu cão com ele agitado, tenha certeza que ele esteja calmo, sem latir, sem choramingar, sem pular e preferencialmente sentado. Lembre-se que a caminhada já começa dentro da sua casa, você trabalhando o lado mental do seu cão. Esqueça o tempo, enquanto ele não se acalmar, você não coloca a guia. Sei que no começo é difícil, mas aos poucos ele vai entender que para sair, ele deve estar calmo.

→ Para treinar este exercício de auto controle, quando seu cão estiver calmo, coloque a coleira e a guia e depois retire. Se ele permanecer calmo, coloque de novo e espere o tempo certo para sair;

→ Ao sair pela porta, lembre-se que a guia não deve ter tensão, faça ele esperar com calma na porta, trabalhando sempre o estado mental do seu cão para a caminhada. No começo, vai ser cansativo mesmo!

→ Quando passar pela porta, seu cão deve estar com a guia frouxa e ao seu lado ou atrás de você. Se ele passar na frente, repita o exercício até que ele entenda, isso garante que seu cão fique atento em você e ignore as distrações do ambiente.

→ Quando estiver na rua, tente manter o foco do cachorro em você e não nas distrações do ambiente.

→ Não deixe que seu cão passe na sua frente para cheirar outros cães ou pessoas, ele deve esperar a sua permissão para fazer, pois do contrário, você será apenas um elemento no final da guia fazendo peso. Controle a excitação nos encontros da rua, isso é um exercício de liderança e também um ato de proteção, já que você não conhece quem são os outros cães e qual temperamento deles.

→ Defina quando e onde seu cão vai fazer a necessidade. Isso significa que seu cachorro não vai marcar todas as árvores e gramas que ele encontrar na caminhada, mas vai poder fazer suas necessidades de forma educada. Fazendo esse exercício, você estará ajudando a eliminar o comportamento territorial dentro e fora de casa.

Imponha regras e limites ao longo da caminhada para que essa atividade seja prazerosa. Pense nos benefícios que seu cão terá quando aprender a andar na guia e quantos lugares a mais poderá visitar.


VOLTAR